A Educação Física apresenta um amplo leque de conteúdos. Porém, às vezes, observamos que há um modelo tradicional que prioriza quatro esportes coletivos: Futsal, Vôlei, Handebol e Basquete.

A proposta para o 1º semestre, com a turma do 9º ano do Ensino Fundamental 2,  foi que os alunos formassem grupos e trouxessem modalidades esportivas pouco conhecidas em nosso país ou apenas pouco praticadas nas escolas.

Os alunos tinham de apresentar a modalidade (Regras, histórico, principais jogadores, recordes, entre outros) e posteriormente, na quadra, realizar atividades práticas, muitas vezes adaptadas, para exibir o esporte aos colegas de sala.

O resultado foi muito satisfatório e os alunos demostraram enorme interesse em realizar as práticas, fugindo do comum e aumentado o conhecimento sobre esportes que não fazem parte da cultura do nosso país.