“Speak Life!”: Use palavras de vida em vez de palavras de morte. Esse foi o tema central das palestras aos alunos do Fundamental, turma da tarde (17/abril) e turma da manhã (18/abril).

Depois de um momento de descontração em que cada filho se apresentou usando o pouco do Português que aprenderam, o papai Young fez uma piada, reconhecendo e valorizando o trabalho da Escola Cristã sobre o ensino de duas línguas estrangeiras:

Sr.Young: – Como se chama a pessoa que sabe falar três línguas?

Alunos: – Trilíngue!

Sr. Young: – Como se chama a pessoa que sabe falar duas línguas?

Alunos: – Bilíngue!

Sr. Young: – E a pessoa que só fala uma língua?

Alunos: – Monolíngue…?

Sr. Young: – Americano! (Lamentando que, por ser o inglês uma língua internacional, eles não precisam aprender uma segunda língua, o que os empobrece culturalmente.)

Com os filhos fazendo esquete e exemplificando situações familiares em que poderiam empregar palavras de vida em vez de palavras de morte, o casal Young incentivou os alunos a usarem uma linguagem que seja construtiva, motivadora, em vez de agressiva ou pejorativa. Mesmo nos comentários e nas críticas, é possível expressar a opinião sem ser rude.

Alguns exemplos:

Palavras de morte Palavras de vida
“Você é egoísta!!!” “Você não está sendo generoso…!”
“Que jogada estúpida!!!” “Sua jogada não foi inteligente…!”
“Você é malvado…!!!” “Você não está sendo bondoso…!”

As pessoas o conhecem pelas palavras que fala. Usando a linguagem certa, usando palavras certas, podem ser abertas portas (de oportunidades) que nem imaginamos. Por isso, saber falar com sabedoria deveria ser um ideal a ser buscado e conquistado desde a tenra idade.

Contamos com a presença honrosa dos diretores nacionais do GFI-UDF* Dinart e Norma Barradas. Dinart e a professora Juliana (Espanhol 6º ano e coordenadora de línguas) foram os intérpretes das visitas americanas.

Os alunos deram “show” de fluência em inglês ao conversarem com a família Young.

(*) GFI – Growing Families Internacional; UDF – Universidade da Família.