É normal ficar nervoso em dia de prova, afinal todo mundo quer ter uma nota boa que comprove a aprendizagem do conteúdo estudado. Mas o nervosismo não precisa ser o protagonista! Que tal concentrar toda a emoção na criatividade, dando liberdade para fluir todo o conhecimento que foi construído ao longo do bimestre?!

Esse foi o desafio feito pelo professor Danilo para a prova oral de espanhol do 5º A (manhã). Em vez de ficarem pressionados para acertarem tudo, os alunos receberam a proposta para  contarem  ao professor, com entusiasmo, sobre sua família fictícia.

O tema da prova foi “Mi família maluca”. Cada aluno inventou e escreveu sua própria família. Algumas grandes, outras pequenas e assim a criatividade levou-os além. O importante era descrever os membros da família, usando expressões como: “Mi padre es extrovertido” (Meu pai é extrovertido); “Mi madre es muy lista” (Minha mãe é inteligente); “Mi hermano es muy parlanchín” (Meu irmão é muito falante).

O processo todo levou cerca de um mês. Primeiro, registraram as ideias no papel, o professor corrigiu-as e ajudou-os a identificar as melhores palavras do vocabulário em espanhol. Posteriormente, ensaiaram muito em casa até o grande dia da prova, todos estavam muito empolgados.

Confira o vídeo e veja o desempenho de quatro alunos que foram sorteados para gravar um vídeo, falando sobre suas famílias fictícias.