Uma certeza que pais e professores compartilham é a influência que alunos em fase escolar recebem dos colegas. Busca-se sempre garantir que as crianças sejam bem influenciadas em todas as áreas de seu desenvolvimento.

Pensando que, na fase do ensino fundamental, o grupo da sala compartilha o mesmo espaço durante um período de cinco horas, cinco vezes por semana, é fácil constatar que trata-se de um terreno fértil para fomentar o desenvolvimento de condutas saudáveis e hábitos que garantam um ambiente de liderança possível de influenciar a todos.

Porém, outra certeza compartilhável é que regras e combinados não garantem um genuíno ambiente de liderança, já que uma sala de aula engloba um conjunto de alunos que expressam mais que atitudes e comportamentos. São pequenos seres em formação lidando com a difícil tarefa de demonstrar emoções positivas e negativas, além de administrar o estresse e a frustração que o relacionamento consigo mesmo e com os outros traz à tona.

Para promover uma consistente formação socioemocional, professores e alunos da Escola Cristã Jundiaí contam com uma prática, uma simples e poderosa ferramenta disponibilizada através do programa Líder em Mim: a Declaração de Missão da turma.

É notório que grandes empresas e pessoas de destaque se pautaram em uma missão clara de sua trajetória. É nela que se encontram os princípios fundamentais, objetivos e a forma como alguém ou um grupo quer ser visto.

Agora, imagine uma missão de alunos de quinto ano totalmente escrita por eles!

Trata-se de um compromisso assumido em grupo, um caminho a ser percorrido em grupo e um alvo a ser alcançado em grupo.

A Declaração de Missão da turma  dá clareza ao processo de formação intelectual, moral e emocional dos alunos que passam a conhecer seus pontos fortes,  perceber a capacidade de conviver e construir socialmente, demonstrar seu verdadeiro valor individual, além do potencial de liderar suas próprias vidas e influenciar os outros.

O ponto alto dessa construção é fácil de ser notada através da alegria de uma turminha que erra, mas reencontra com consciência o caminho certo, que pode ser vista como fonte de influência saudável e que comemora e aprecia cada passo da jornada de liderança.