No dia 20 de junho, os alunos do 6º A e 6º C visitaram a DAE, podendo ver na prática as Estações de Tratamento de Água e Esgoto (ETA e ETE), conteúdo desenvolvido no 2º bimestre nas aulas de Ciências.

A visita iniciou-se na sede da DAE com um vídeo de apresentação do trabalho da empresa, que é referência em tratamento de água e esgoto da região. Depois os alunos foram levados ao mirante para visualizar o reservatório de água construído no parque da cidade e, no final dessa etapa, os alunos foram até a sala de telemetria, em que ocorre todo o monitoramento das ETA e ETE, vazão de água e possíveis vazamentos próximos aos terminais de distribuição.

Na segunda etapa de visitação os alunos foram levados até a ETA:  eles puderam ver o início do tratamento com a inserção de cloro e sulfato de alumínio para a etapa de floculação, seguido da decantação e filtração, realizados em grande tanques interligados.

A terceira e última etapa da visitação ocorreu na ETE: os alunos puderam ver a chegada do esgoto, bem como dos dejetos industriais, que passam por um sistema de grades, seguidos de tanques de decantação, aeração, filtração e liberação no rio Jundiaí. O produto do decantado passa por uma secagem, posteriormente são misturados outros materiais orgânicos, como serragem, para a adequação do pH, e calcário. O adubo produzido na DAE é comercializado, devido à grande riqueza de compostos orgânicos.

Durante todas as etapas da visitação, os alunos demostraram muito interesse e domínio do conhecimento já adquirido em sala de aula e a absorção dos novos conteúdos transmitidos pela DAE.