Para encerrar de uma forma diferente a Unidade 2, os alunos do 8° ano fizeram um jogo chamado Chapuzón (mergulho). Para se preparar para essa atividade lúdica, eles estudaram conteúdos da Unidade 2 como tarefa de casa. Dessa maneira, eles vieram no dia do jogo com o instrumento do conhecimento bem afinado!

Para realizar essa atividade lúdica, formaram grupos e um dos seus integrantes deveria escolher um palito de madeira em que estivesse escrito um número, o qual representava a pergunta que seria projetada e que deveriam responder, por exemplo: Pergunta N° 9: “¿Cómo reacciono frente a una anécdota?”. Eles tinham somente dez segundos para responder. Se não respondessem nesse tempo, perderiam o palito, que representava os pontos que iriam ganhando no decorrer do jogo.

Mas não houve somente diversão para essa turma. Em alguns desses palitos estava escrita a palavra “Chapuzón”, e o grupo que os recebesse, perderia todos os pontos ganhos até o momento! Os alunos ficaram muito surpresos e nervosos com essa regra. Cada vez chegava a vez de pegar um palito e eles torciam para não receber aquele que continha a palavra “Chapuzón”. Quando um grupo recebeu esse palito, os outros alunos pediram para a professora dar mais uma chance. Com esse tipo de jogo, pôde-se ver até que ponto chega a solidariedade e o carinho dos alunos para com os seus amigos.

Aprender e estudar de forma lúdica sempre gera sorrisos na sala de aula e torna os alunos seus próprios líderes da aprendizagem.