Melhores Práticas

O Hábito 4, “Pense Ganha-Ganha”, foi introduzido aos alunos do 2º ano com algumas reflexões com relação ao Bullying. Quando acontece o Bullying, uma pessoa está sendo machucada por ações ou palavras e Líderes não podem permitir que isso aconteça, pois eles desejam que todos vençam e que não seja às custas dos outros.

Os alunos analisaram diversas situações, identificaram em quais estavam acontecendo o Bullying e o que deveriam fazer para resolver esse problema.

Além disso, entenderam que coragem e consideração são palavras muito importantes para quem pensa Ganha-Ganha. Quando eles têm coragem de expressar suas opiniões e consideração às outras pessoas, estão ajudando a combater o Bullying.

Para finalizar, os alunos elaboraram cartazes com as Ferramentas de Liderança “Espinha de Peixe” e “Tempestade de Ideias”, com as dicas que aprenderam para eliminar o Bullying e os espalharam pela escola. Fizeram também um depósito na Conta Bancária Emocional dos amigos, escrevendo bilhetes com palavras de incentivos e elogios, fortalecendo assim relacionamentos e amizades.