Durante o mês de maio e junho, os alunos do Pré C e a professora Rose realizaram um projeto chamado “Brinquedos e brincadeiras”.

A parte das brincadeiras foi dividida em três etapas. Primeiro, foram escolhidas três brincadeiras dentro da sala de aula e, em seguida, uma pesquisa foi enviada a todos os pais para citarem brincadeiras, dentre as doze sugestões, foram escolhidas mais três. Na terceira etapa, as crianças conheceram cinco brincadeiras de países diferentes e escolheram mais três.

As brincadeiras escolhidas foram: esconde-esconde, pega-pega, pular corda, queimada, pique-bandeira, amarelinha. Representando Taiwan: galinha, águia e pintinhos. Colômbia: Acerte a bola no amigo. Alemanha: Esconde ao contrário.

A parte de brinquedos foi muito divertida também! A cada semana foi confeccionado um brinquedo diferente, mas as regras foram: reutilizar, reciclar e colocar a imaginação em ação.

Na primeira semana foi confeccionado o bilboquê, com garrafas pet. Na semana seguinte, bonecos com bexiga e farinha de trigo. Na terceira semana, cavalinhos de pau, com cabos velhos, meias e lã. Logo depois foram feitos quebra-cabeças, com figuras impressas, coladas em palitos de picolé.

Para concluir a parte de brinquedos, cada criança teve a oportunidade de criar um novo brinquedo, em casa com os pais e o resultado foi surpreendente.

Ao brincar, a criança vai estimulando a aprendizagem, a aquisição de conhecimentos, a criatividade, a imaginação, a socialização, a coordenação motora, bem como diversas habilidades importantes para o seu desenvolvimento. O brincar, além de ser um direito de todas as crianças, é uma forma de expressão dos seus pensamentos e sentimentos.” (ECA – artigo 16)