Mais um ano e mais uma turma do 9º ano “brincando” de massinha de modelar… Isso é possível na aula de Ciências, na qual são montados grupamentos atômicos (moléculas) para os alunos compreenderem que a Química usa modelos para explicar fenômenos relacionados ao mundo nanométrico (muito menor do que microscópico),  já que as partículas que compõem a matéria são do tamanho de 0,000000001m ou 10-9m. O tamanho microscópico está em torno de milésimo do milímetro ou 1/1000 do mm, ou seja, 0,000001m ou 10-6m, enquanto a dimensão das partículas da matéria é mil a dez mil vezes menor.

As bolinhas coloridas para representar átomos remetem ao modelo atômico de Dalton, um cientista do século XIX que elaborou o primeiro modelo baseado em dados experimentais. Assim, a “brincadeira” com massinha foi uma vivência histórica, além de química. E, a partir dela, os alunos puderam compreender alguns conceitos de Química, tais como: átomo e elemento químico, átomo e molécula, substâncias simples e compostas, ligações químicas.

Nos primórdios da vida escolar, lá pelos idos da Educação Infantil, uma criança brinca com massinha de modelar e, agora, no final do Fundamental 2, o mesmo material volta em suas mãos, mãos crescidas, de um adolescente às portas do Ensino Médio. Paradoxos da vida? Seja como for, a atividade sempre rende prazeres de uma aula diferente!