Aprender algo novo é sempre uma experiência incrível. Mas poder aplicar o que se aprendeu é ainda melhor. Foi isso o que aconteceu com os alunos do 6º ano da tarde, durante as aulas de Geografia.

Eles aprenderam sobre os recursos naturais, que seria tudo o que a natureza produz. Tais recursos são divididos em renováveis e não renováveis. Enquanto os recursos renováveis são aqueles que a natureza pode repor num curto espaço de tempo, os não renováveis são aqueles que a natureza não consegue repor de forma tão rápida, podendo, assim, se esgotar. Logo, para que o ser humano desfrute dos recursos não renováveis por mais tempo, surgiu a necessidade de conscientizar quanto ao uso deles.

Foi então que surgiu a importante expressão: os 4 R’s da sustentabilidade. São eles: Repensar, Reduzir, Reciclar e Reutilizar. Essas quatro palavras não são mágicas, mas grandemente importantes e necessárias, para serem inseridas no cotidiano de cada ser humano.

Sendo assim, os alunos envolveram-se no projeto “Os 4 R’s”, e cada um criou um objeto com materiais reciclados, útil de alguma forma no dia a dia deles, reutilizando o que antes iria para o lixo e repensando a necessidade de se preservar o meio ambiente em que vivem.

Durante a apresentação dos objetos criados para a classe, pôde-se perceber que todos se envolveram, se dedicaram e deixaram a criatividade fluir. A expressão e o olhar atento a cada objeto criado, fez todos perceberem como os 4 R’s podem ser aplicados de forma simples e efetiva na vida de cada um.

Como eles não poderiam ficar com tal aprendizado apenas para si, foi sugerido que, durante o intervalo das outras classes, eles apresentassem o que haviam criado. Foi maravilhoso ver o interesse que despertaram, além de servir de incentivo para os outros fazerem o mesmo: pensar de forma sustentável e produzir algo útil usando a criatividade, com materiais reutilizados ou reciclados.

As fotos abaixo revelam a alegria e a empolgação na realização desse projeto.