Os alunos do 6º ano A estudaram sobre a história dos hebreus e, além de descobrirem que esse povo foi o primeiro monoteísta da História, descobriram que a maior fonte de documentos desse povo é a Bíblia, mais especificamente o Antigo Testamento, no qual são narrados alguns episódios intrigantes e arqueologicamente comprovados.

Apesar de não ser uma prática usar a Bíblia nas aulas da ECJ, uma proposta interessante, retirada do livro “História em Documentos”, de Joelza Ester Domingues, proporcionou aos alunos uma rica experiência. A atividade consistiu em um desafio de análise textual constando algumas histórias fascinantes, como “José no Egito”, “O Templo de Jerusalém”, “Sansão e Dalila” e “Moisés e o Êxodo”.

Os alunos, divididos em grupos, foram convidados a manusear a Bíblia de modo que aprendessem a procurar pelo livro, depois identificassem o número dos capítulos e cada versículo. Deveriam ler o trecho indicado e redigir uma resposta com as próprias palavras.

Alguns alunos não tinham Bíblia, o que foi resolvido com a generosidade de alguns colegas,  outros não tinham o hábito de fazer a leitura desse primoroso livro.

Foi uma experiência consistente! Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a Bíblia que, além de ser um livro religioso, proporciona conhecimento sobre Deus. É também um rico documento histórico que corroborou na aprendizagem da história do povo judeu.