Durante as aulas de Educação Tecnológica, os alunos do 1º ano tiveram a oportunidade de estudar mais sobre sequência numérica, adição e subtração de forma lúdica e divertida através de jogos online.

Em nosso dia a dia é comum percebermos conjuntos de elementos que estão dispostos em certa ordem, seguindo uma sequência lógica, que, na matemática, é chamado de sequência numérica. Ensinar esse conteúdo nem sempre é fácil, mas utilizar atividades lúdicas, como os jogos online, pode trazer ótimos benefícios no processo de ensino-aprendizagem.

Faz parte do cotidiano dos alunos se depararem com cálculos de adição e subtração. Assim, muitas situações do dia a dia podem auxiliar no aprendizado, como: somar suas roupas, os pedaços de pizza que comeu, as moedas que ganhou, as moedas que gastou, entre outras. Com isso, as crianças terão experiências diárias com estratégias e atividades de adição e subtração. Elas devem ser estimuladas a resolver problemas ao longo do dia e não apenas no ambiente escolar.

Com os esses jogos online os alunos desenvolvem diversos conhecimentos, como:

• Explorar e reconhecer os números;
  • Explicar que os números estão presentes no nosso dia a dia, e questioná-los em quais situações as sequências numéricas podem aparecer;
  • Identificar regularidades na sequência numérica para nomear, ler, escrever, comparar e ordenar números naturais;
  • Reconhecer as características do sistema de numeração decimal;
  • Formular estratégias sobre a escrita numérica, através da identificação da posição ocupada pelos números;
  • Exercitar o raciocínio lógico, encontrando os numerais que faltam em cada sequência;
  • Resolver problemas matemáticos envolvendo operações de adição e subtração;
  • Desenvolver o raciocínio lógico matemático;
  • Estimular o gosto pela Matemática, através de atividades lúdicas e prazerosas;
  • Trabalhar e desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
  • Trabalhar habilidades motoras por meio do uso do mouse;
  • Reforçar e fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula.

Nas aulas, os alunos se divertiram muito com cada resposta correta e cada conquista nos jogos. Estimule as crianças a estudarem de forma divertida! Abaixo estão disponíveis os links dos sites para acessar os jogos: