Projeto visa a incentivar o consumo consciente dos recursos hídricos

No dia 30 de setembro, debaixo de uma forte chuva, alunos do quarto e quinto ano da Escola Cristã Jundiaí realizaram uma visita monitorada à sede da DAE e à Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú (ETA-A), onde aprenderam sobre captação, tratamento, distribuição de água, geração de esgoto e preservação ambiental.

A visita faz parte do programa Águas de Jundiaí, que é voltado a alunos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), Ensino Médio e Superior. O objetivo da vivência é que os visitantes compreendam a origem dos mananciais e rios, destacando a importância que todos têm no uso consciente do recurso e sensibilizá-los para que adotem medidas de economia de água, por exemplo.

A professora do quinto ano, Flávia Pincinato Rossi, acompanhou a turma e ficou impressionada com o interesse dos alunos pelo tema. “Apesar da chuva, tivemos a adesão de toda a galerinha, estavam animados, curiosos e a visita rendeu, inclusive, atividades em sala de aula”, conta.

O Brasil dispõe de mais água doce do que qualquer outro país, mesmo assim, já podemos sentir o efeito da escassez. Seja em regiões do interior do nordeste – que historicamente sofrem com as secas – até episódios mais recentes em grandes centros como São Paulo, que sofreram com racionamento de água.