Por meio de movimentos, a criança vai aprendendo a planejar seus pensamentos e suas movimentações de acordo com suas necessidades e limites.

As aulas de Educação Física são importantíssimas para que isso ocorra, oferecendo experiências que auxiliam e promovem não somente o desenvolvimento motor, como o humano também.

Uma das atividades que foram realizadas para o desenvolvimento motor dos alunos do 3º ano A, na Escola Cristã Jundiaí, foi o trabalho em circuito,  cujo objetivo principal foi trabalhar as habilidades motoras (rolar/rastejar/saltar).

A sala foi dividida em duas equipes, cada uma com seu próprio circuito e os alunos foram, um  por vez, realizando a atividade.

– Primeira Estação: Fazer cambalhota com a técnica realizada na aula anterior e com a supervisão do professor Guilherme e do estagiário Cristian.

– Segunda Estação: Rastejar por dentro das “cabanas” sem derrubá-las (primeiro de frente  e depois de costas).

– Terceira Estação: Passar rastejando por baixo da corda colocada entre dois cones, sem tocar nela. Depois saltar sobre a corda e voltar rastejando novamente.

Concluindo as três estações, o aluno batia na mão do próximo da equipe, para que ele realizasse as estações, até que todos  cumprissem as atividades.

Os alunos realizam as atividades três vezes, observando possíveis erros para correção.

Esperamos que as crianças melhorem a cada dia as capacidades de seus movimentos motores e que isso as ajude em quaisquer atividades que elas forem realizar no futuro.