No último bimestre, os alunos do 5º ano A, além de estudarem e aprenderem mais sobre a história do Brasil, puderam reconhecer a proximidade dos acontecimentos históricos estudados com a atualidade. Isso devido ao fato que o assunto estudado foi a Nova República e todo o processo de democratização brasileira.

Todo o percurso histórico foi feito: da República, o Estado Novo, até 1964 quando foi instaurado, no Brasil, um governo ditatorial, marcado pela opressão e pela ausência de direitos individuais. A democracia adormecida, o pesar de conhecer essa face da história brasileira e a euforia de saber sobre o despertar da democracia brasileira foram vivenciados.

Os alunos se viram em um momento em que era possível aliar os conhecimentos históricos, através do livro didático, com o depoimento de conhecidos e familiares. A matéria de História estava “tomando forma” através do contato real com quem viveu esses momentos. E tudo isso se tornou ainda mais vivo e real quando, através do simples desejo de conhecer mais, esses depoimentos foram colhidos espontaneamente de familiares e pessoas do convívio familiar. Encerrados os estudos com o Brasil do século XXI e aproveitando a espontaneidade e a curiosidade dos alunos, foi-lhes proposto que fossem a campo registrar, através de entrevistas, depoimentos sobre fatos da ditatura. Essa atividade aplicada à prática forneceu uma experiência rica, por considerar o mesmo acontecimento através de diferentes paradigmas. Pessoas diferentes, com profissões diferentes, vivenciaram o período estudado, a Ditadura, de diversas maneiras e assim revelaram aos alunos suas sensações, percepções e considerações sobre o período vivido.

Foi possível aos alunos discutir sobre democracia, fazer uma análise através de todo o contexto histórico brasileiro, de toda a trajetória até o período em que renascia a democracia no Brasil. Entre os vários pontos discutidos, destacou-se a seguinte questão: Será que o fim da ditadura significou verdadeiramente o retorno da democracia?

Após idas e vindas, o Brasil superou o período ditatorial para retornar à prática da democracia, embora seja ainda uma nação que precisa amadurecer politicamente e identificar os seus desafios. Os alunos do 5º A seguem amadurecendo suas ideias como parte de sua formação como cidadãos.