Muitos dos alunos que terminam o nosso 9º ano prosseguem seus estudos cursando o Ensino Médio em escolas bastante exigentes. Sabem que terão uma rotina intensa de estudos e que, para acompanhar disciplinas como Química e Física em período normal, precisam participar das aulas em período contraturno – os plantões de dúvida.

Em muitos aspectos, o 9º ano é como uma antessala do Ensino Médio, ou uma fase em que tem de aprender a aplicar tudo o que aprendeu em Matemática desde o 1ºano para resolver os exercícios de Química e de Física. Saber interpretar corretamente o enunciado das questões também é uma exigência que aumenta a cada novo conteúdo. Para conseguir realizar as provas razoavelmente bem, fazem-se necessárias as aulas de plantão de dúvidas, principalmente às vésperas das provas. Algumas aulas são muito concorridas!

Diante dos exercícios envolvendo diversas fórmulas (expressões matemáticas), um aluno comentou: “Eu me sinto adulto por conseguir resolver isso, mas eu não queria crescer…” Ele expressou o misto de sentimentos que naturalmente ronda o coração dos alunos ao chegar ao fim de uma etapa: não querer perder o conforto do conhecido ao mesmo tempo em que se orgulha de mudar de fase.

Se comparado ao Ensino Médio, o plantão de dúvidas do 9º ano é muito “light”. Mas, mesmo assim, já começaram a experimentar que, para obter bons rendimentos, é preciso suar a camisa, ou melhor, a testa.

A seguir, fotos da última aula de plantão de dúvidas, às vésperas da última prova de Física: