Anualmente, antes de iniciar o ano letivo, a Escola reúne seus funcionários num seminário de três dias para AFINAR O INSTRUMENTO, pedagógica e espiritualmente, sintonizando- os à frequência da Escola Cristã. Renovar a mente à MISSÃO coletiva é ênfase constante desta instituição, feita insistentemente  pelo diretor presidente da Escola, Harold Walker, responsável pelas palestras iniciais e finais do evento.

Na edição de 2019, para a parte pedagógica especificamente, a presença de Priscila Boy foi de grande importância, trazendo esclarecimentos  sobre BNCC, sua aplicação e implicações aos quais se deve estar atento. As lideranças de acolhimento e de eventos foram primorosas, dando um toque extra à recepção, não apenas inicial, mas em cada módulo.  Na sessão de abertura  do evento, os professores e funcionários apresentaram criativamente os 7 hábitos  do Programa “O Líder em Mim”, os quais foram revisados através da árvore “OLEM” nos intervalos entre as palestras.

Falar, cantar, teatralizar, pensar sobre, relembrar, vivenciar os 7 hábitos catalisam a sua implementação tanto na Escola como na vida de cada um. Por isso, uma das palestras foi a da coordenadora Rosangela Umbelino, responsável pela implementação do Programa OLEM, explicando a todos os presentes – funcionários da Escola Cristã de Jundiaí, Botucatu, Rio de Janeiro, Baixa Grande e Goiânia – por que a Escola escolheu implementá-lo, quais são as implicações e as consequências a curto, médio e longo prazo.

O palestrante Eliasaf Assis falou sobre as alegrias e os cuidados inerentes ao trabalho docente, apresentando um dado curioso: de acordo com a revista Forbes, dentre as dez profissões mais felizes do planeta (com 250 mil profissionais entrevistados)  está o professor de
Educação Especial (5º) e o professor de escola (6º).

Ainda que não se focasse diretamente no “PENSE GANHA-GANHA”, o depoimento espontâneo de algumas professoras na sessão de encerramento revelaram esse aspecto: de como foram ajudadas, sustentadas e amparadas na dificuldades particulares pelas quais passaram, pelas amizades sinceras e por muitas orações feitas por colegas de trabalho.  Em vez  de competição, crítica ou individualismo, a cultura da SINERGIA e do COMPREENDER O OUTRO, que já permeava o ambiente de trabalho, ganhou nome e mais atenção específica, saiu da esfera do instintivo para tornar-se ação objetiva, com propósito, como um alvo que é composto de outros itens e rotinas, na prática de cultivar novos paradigmas para ir além – tanto na missão educacional  como pessoa, indivíduo.

Um dos paradigmas cultivados pelo OLEM é que TODOS TEM POTENCIAL, entre eles, potencial de escrever. Uma das professoras de Ciências (área de Biológicas,  Química e Física) tem descoberto seu potencial poético-literário e criou uma poesia que resume o que foi o 19º Seminário. E já que todos têm potencial para escrever, foi composto um acróstico com o tema do seminário, cada um participando com sua ideia, sua frase, sua vivência. O resultado não poderia deixar de ser um produto sinérgico!

Militante da luz neste mundo perverso

Deu-nos exemplo de sabedoria, Priscila Boy,

Ensinou-nos como agir no sistema controverso

Com ousadia e integridade como Cristo foi.

No ofício docente é possível ter JOY

Disse Asaph, mensageiro do Senhor do Universo,

Aos alunos somos “profe”, referência de herói,

Com humildade e intensidade em contexto diverso.

Enfrentar o desafio da mudança de paradigma

Nos parece, no início, complicado enigma.

Sendo proativo e tendo objetivo em mente,

Todos juntos poderemos cultivar essa semente.

Educação é uma missão, precisa muito de oração

No meio, amor e perdão; no fim, tem galardão!

Não por nós, mas com unção d´Aquele que nos deu a vocação,

Prosseguiremos com fé e ação, discernimento e gratidão!

Começar 2019

Um dia de cada vez!

Lendo e criando,

Trabalhando por um propósito,

Inspiraremos os outros à

Vida abundante!

Amando e entendendo nossa missão,

Não perdendo nossos valores:

Dedicação, união, amizade e respeito

Objetivo nosso: deixarmos legado!

Novos frutos daremos

Orando incessantemente,

Vivendo o tempo da graça,

Ouvindo com coração – empatia,

Se colocando no lugar do outro com humildade!

Plantemos a felicidade no coração

Auxiliando nosso próximo,

Respeitando as diferenças,

Autenticando o potencial de cada um,

Dia a dia sendo proativo,

Indo consciente ao objetivo,

Gerenciando nossas metas,

Mantendo nosso foco,

Agradando a Deus e

Servindo sem esperar recompensa.

Pensando ganha-ganha,

Aprendendo a compreender antes de ser compreendido,

Realmente criando e vivendo sinergia,

Afinando sempre o instrumento mais precioso:  você!

Intencionalmente caminhar,

Resoluto em Deus confiar,