Melhores Práticas LEM

As histórias em quadrinhos são narrativas contadas a partir de uma estrutura que utiliza o desenho e o discurso direto, como na fala, envolvendo elementos como personagens, tempo, espaço e acontecimentos organizados em sequência, numa relação de causa e efeito. A expressão verbal costuma aparecer nos balões, nas legendas (ou letreiros), além de haver onomatopeias e interjeições. O uso de imagens e a representação de gestos compõem a linguagem não verbal, essencial à criação das histórias em quadrinhos.

A história em quadrinhos, cuja finalidade é o entretenimento, atualmente tem se destacado no campo educacional, sobretudo por melhorar a compreensão de mundo do indivíduo que lê habitualmente esse gênero textual.

Nas aulas de Educação Tecnológica, os alunos do 3º ano, manhã e tarde, puderam criar suas próprias histórias em quadrinhos. Após a professora explicar quais as principais características de uma história em quadrinhos, cada dupla fez um Diagrama de Lótus para organizar melhor suas ideias.

Posteriormente, eles começaram a pensar sobre o que escreveriam. O tema escolhido foi “Utilizando os Sete Hábitos”. Eles tiveram que criar suas histórias e nelas incorporar um dos hábitos aprendidos. Eles escolheram os cenários, depois os personagens e, por fim, colocaram o título e as falas utilizando os balões.

Todos ficaram muito empolgados e criaram lindas histórias em quadrinhos. Veja as fotos.

Fonte: http://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-das-historias-em-quadrinhos-no-desenvolvimento-da-leitura/91771/#ixzz4IRrd7wWg