Melhores Práticas LEM

Durante o 1º bimestre, os alunos do 4º ano estudaram as características do gênero textual instrucional. Viram as diferentes formas e o contexto em que esse gênero pode aparecer e a sua importância em tarefas do dia a dia, na hora do lazer ou até mesmo ao ministrar um medicamento.

Para encerrar o conteúdo de uma maneira prazerosa e colocando em prática o hábito 6, “Crie Sinergia”, os alunos receberam a proposta de uma produção de texto diferente.

Primeiramente, eles procuraram em casa ou na Internet, manuais de jogos para observação das características, levantando as semelhanças e as diferenças. Após a observação, cada grupo criou uma história para o seu jogo de trilha. Elaboraram um quadro contendo todos os elementos como: participantes, componentes do jogo, objetivo, preparação e outros pontos que consideraram interessantes.

Após a conclusão da fase do planejamento, foi a hora de colocar a mão na massa, criando em cartolina a trilha do jogo desenvolvido pelo grupo. Os alunos soltaram a criatividade e criaram jogos divertidos e muito bem-elaborados, contendo elementos surpresas nas trilhas para deixar o jogo ainda mais emocionante.

Os grupos testaram os seus jogos e apresentaram as regras, para que então pudessem trocar entre si e se divertir com os jogos dos amigos.