Os alunos do 9° ano foram divididos em grupos, cada um poderia escolher um esporte pouco valorizado no Brasil para apresentar à classe. O grupo teria que pesquisar a história do esporte, suas regras, os principais campeonatos, os atletas e depois apresentar uma aula prática, com exercícios técnicos ou lúdicos do esporte escolhido.

O tênis de mesa foi um dos esportes escolhidos. Muito praticado nas escolas do país, os alunos divertem-se muito com ele, sua forma simples de jogar anima e desafia. Mesmo que profissionalmente o esporte não seja valorizado no Brasil, todos já jogaram ou ouviram falar sobre o famoso “pingue-pongue”.

Dando autonomia aos alunos, o professor portou-se apenas como mediador. Os alunos apresentaram slides mostrando a história e as principais características da modalidade, partindo depois para a aula prática, em que ensinaram os colegas de sala movimentos como o saque e a devolução. Por fim, foram realizadas partidas em que duas duplas se enfrentavam em jogos de cinco pontos, entusiasmando os jogadores que tentavam vencer seus adversários.