Melhores Práticas

Após os alunos do 4º ano compreenderem que o Hábito 1, “Seja proativo”, está relacionado com responsabilidade, puderam concluir que ter iniciativa faz parte de ser responsável  e que ter iniciativa é perceber o que precisa ser feito e realizar sem que ninguém precise pedir, mesmo quando é difícil.

Trabalhando a interdisciplinaridade com Português, os alunos leram uma notícia sobre o adolescente Shubham Banerjee, de 13 anos, inventor de uma impressora acessível para cegos feita de Lego, que foi apresentada em “Campus Party”, um dos maiores eventos de inovação digital do planeta. A turma ficou impressionada com a liderança que o garoto teve ao se comover com a situação de pessoas que ele nem conhecia e de ter tomado a iniciativa de ajudá-las.

Posteriormente, os alunos foram motivados a pensar em um problema que existe no mundo e solucioná-lo de uma maneira criativa por meio de uma invenção. Foi perceptível que todos soltaram a criatividade e criaram invenções, ilustrando-as e nomeando-as. Surgiram soluções relacionadas à poluição, à fome, à miséria, ao abandono de animais e a doenças que ainda não possuem cura.

É reconfortante saber que a futura geração consegue identificar problemas que são enfrentados diariamente por dezenas de pessoas e que pode criar soluções para ajudá-las.