No 4º bimestre, houve uma roda de conversa para iniciar a leitura do livro “Menina bonita do laço de fita”, de Ana Maria Machado, e falar sobre a história.

As crianças escolheram a parte do livro de que mais gostaram e também conversaram sobre com quem mais se parecem. A cor da  pele, dos olhos e cabelos são mais parecidos com quem da família, com o papai ou a mamãe? Com os avós paternos ou maternos?

A leitura do livro ocorreu por vários dias, pois o objetivo era fazer os alunos contarem a história da “Menina bonita do laço de fita” para as outras turmas do Integral, utilizando um flanelógrafo com as imagens dos personagens do livro.

À medida que iam contando, eles ilustravam a história com as imagens. A realização desse projeto foi muito prazerosa, pois trouxe resultados positivos: eles conseguiram se expressar e falar sobre sua própria família.