A estruturação espaço-temporal é fundamental para que a criança tenha êxito escolar. Para que isso ocorra (aproximadamente entre os 7 a 8 anos), ela deve dominar sem dificuldades os problemas de orientação.

É fundamental que o esquema corporal esteja sedimentado, pois, a partir do conhecimento de si mesmo, o aluno aprende o espaço onde vive.
A organização espacial requer um sistema de organização do movimento dentro de coordenadas vertical e horizontal, não só em relação ao próprio corpo, mas também em relação ao espaço e posição de objetos.

A seguir, algumas atividades utilizadas na quadra para trabalhar a noção de tempo e espaço nas aulas de Educação Física escolar com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental.

Cabra-cega e Adivinhe quem é o colega

Cabra cega: A cabracega é um jogo recreativo (uma brincadeira no Brasil), em que um dos participantes, de olhos vendados, procura adivinhar e agarrar os outros. Aquele que for agarrado passará a ficar com os olhos vendados.

Adivinhe quem é o colega: O professor escolhe um aluno e coloca uma venda nos olhos dele, este pelo tato (toque) precisa descobrir quem é o colega que está à sua frente.

Feedback com os alunos

Após a atividade os alunos observaram a importância de se trabalhar outros sentidos e, por meio de sons ou pelo tato, eles conseguiram identificar  onde e qual amigo estaria próximo deles. As atividades foram muito bem aceitas e todos se divertiram muito na realização dos exercícios.