Durante o ano letivo, os alunos do 4º ano estudam sobre a História do Brasil. No 2º bimestre, eles começam a aprender sobre a escravidão.

Para aprofundamento do tema com um misto de diversão, houve uma saída pedagógica à Fazenda Tozan, localizada no município de Campinas, onde negros e colonos imigrantes trabalharam na plantação de cana de açúcar, de café e em outros cultivos em diferentes períodos.

Os alunos foram acompanhados pelas professoras Beatriz, Luciane e Flávia, além do excelente grupo de monitoria da fazenda que, durante todo o período, foi atencioso, didático em suas explicações e presenteou a Escola Cristã com uma mudinha de café.

Os alunos visitaram a casa sede, o Museu do Café, as senzalas, os terreiros de secagem e a plantação do café e aprenderam sobre os diferentes tipos da fruta, experimentaram os grãos, colheram-nos, viram como era feita a separação, a secagem, a torrefação e a moagem.

Para encerrar com uma experiência, eles viajaram de Maria Fumaça: saíram da Estação de Campinas com destino a Tanquinho e puderam aprender sobre a história desse importante meio de transporte, bastante utilizado antigamente.

No dia seguinte, o retorno que os alunos trouxeram foi fantástico! Eles apreciaram o passeio e alguns pretendem voltar á fazenda com os familiares.