Finalizando o capítulo sobre o Japão, os alunos do 9º ano A receberam, no 4º bimestre, a visita da Amanda Yukari. Ela viveu no Japão e compartilhou com os alunos suas experiências e impressões sobre o país do sol nascente.

Ela mostrou uma série de fotografias sobre o cotidiano, especialmente do acadêmico, em que apareceram várias características da rotina escolar, desde o uniforme tradicional e bastante formal, passando pela disciplina em sala de aula, o respeito irrestrito aos professores até as comemorações das festas típicas. Ela relatou sobre a alimentação e a obrigatoriedade de provar no refeitório todos os alimentos, nem sempre cumprida pelos peraltas alunos que, às vezes, jogavam-nos para debaixo da mesa ou os guardavam no bolso para se livrarem deles na primeira ida ao banheiro.

Ela também reservou um tempo para falar sobre a relação dos japoneses com o trabalho e as dificuldades enfrentadas pelos decasséguis que, na tentativa de guardar algum dinheiro, vivem um estilo de vida nada glamuroso e com algumas restrições, inclusive alimentares.

Mas talvez a maior contribuição que a Amanda tenha trazido foi o fato de apresentar uma experiência negativa, que teve, quando se mudou para o Brasil, por ter sofrido muito preconceito por não falar, nem escrever a  língua portuguesa. Ela conduziu os alunos à reflexão sobre o mal que uma pessoa pode causar na vida da outra, revelando os seus traumas e o doloroso processo de superação.

Foram momentos de muito aprendizado, descontração e reflexão!