Melhores Práticas

Você já ouviu falar sobre habilidades socioemocionais?  Seria mais um “modismo” educacional?

Certamente não se trata de uma teoria passageira, afinal, a Escola Cristã Jundiaí trabalha com a formação integral dos alunos desde sua fundação. Em uma formação pensada dessa maneira, desenvolvem-se as habilidades necessárias para um bom desempenho pedagógico, aliadas ao comprometimento de promover mudança comportamental em todo o ambiente escolar. Tal mudança é possível, exatamente a partir do desenvolvimento socioemocional.

Para isso conta-se com a metodologia do programa “Líder em Mim”, que foi somado à formação do caráter já desenvolvido pela escola.

Uma das facetas do programa defende que Modelos de Liderança inspiram pessoas a mudar, a ir além. Foi por acreditar nisso que foi promovido um encontro entre a turma inicial, 1º ano, com a turma que está finalizando o Fundamental 1, 5º ano.

Através de um convite impresso, os menores foram convidados a comparecer na sala do 5º ano. Ali, seriam ajudados a preencher um gráfico com o desempenho das notas do 2º bimestre e listar ações para melhorar as notas das avaliações.

Foi uma espera ansiosa, tanto por parte dos visitantes como por parte dos anfitriões. Com a chegada do dia marcado, a ansiedade deu lugar ao deslumbramento.

Para os alunos do 1º ano, a sensação de estar em um ambiente projetado para crianças maiores trouxe o sentimento de pertencimento ao grupo. Cada um deles foi acompanhado por um “tutor” do 5º ano e o empenho, com o qual realizaram a atividade, demonstrou que havia importância em receber a instrução de outra criança dentro do ambiente escolar.

Já os alunos do 5º ano viveram a maravilhosa experiência de transferir o que sabem e experimentaram “o gostinho bom” de influenciar positivamente alguém.

A melhor parte foi presenciar, dias após essa aula especial, os encontros entre eles no pátio da escola; aqueles que passavam, sem notar a presença de outros, agora faziam questão de cumprimentá-los.

Além disso, ficou a promessa de um novo encontro, no qual, como parceiros, checarão a evolução que poderá ser percebida e registrada durante um novo bimestre.

Uma grande alegria será constatar que os pequenos crescerão valorizando a experiência dos mais velhos.