Meus escritores preferidos – 1º ano D – Melhores Práticas LEM

Meus escritores preferidos – 1º ano D – Melhores Práticas LEM
3 de junho de 2019 Escola Cristã Jundiaí

Melhores Práticas LEM

Em 2017 dei aula para uma sala de 2º ano, na Escola Cristã Jundiaí, onde havia um aluno chamado Benício. Nesse estágio, os alunos aprendem a fazer redação, passam a conhecer os parágrafos, as margens, a estrutura de um texto, qual a melhor forma de iniciar e de terminar um texto etc. Com isso e com a minha paixão por livros e histórias, o Benício desenvolveu o gosto de escrever. Hoje, após dois anos, passo a colher os frutos que plantei naquele ano.

Todos os dias, no intervalo, o Benício vem ao meu encontro para me cumprimentar e bater um “papinho”. Ele sempre tem uma novidade, uma história ou um livro para contar, pois está escrevendo livros: o 1º é sobre um super-herói e o 2º, sobre a Terceira Guerra Mundial.  Um dia ele me disse que faria o 3º livro especialmente para a faixa etária dos meus alunos, que são do 1° ano.

E ele veio, trouxe o livro, “O Rei”, uma historinha bonitinha, curta (afinal são para alunos de 6 anos), ilustrada, com começo, meio e fim, com parágrafos,  margens regulares, letra legível e tudo o que foi ensinado  em 2017. Não consigo expressar como meu coração se encheu de alegria naquele dia, logo pedi para que ele lesse para os alunos, para ele ter o gostinho de receber os elogios tão merecidos, para dar exemplo de proatividade, empenho, criatividade, empatia, amor… Ao final eu o presenteei com um simples prêmio, mas que o fez ficar tão feliz que ele quis me retribuir, deu-me o livro “O Rei” autografado. Ah, mal sabia ele que eu já estava recompensada com o fato de vê-lo produzir, fazer a diferença.  Meus escritores preferidos são meus alunos.

Alunos são como filhos, queremos o melhor para eles, queremos vê-los crescendo, desenvolvendo-se. É impossível não ter a sensação de “dever cumprido”.

 

Escola Cristã Jundiaí