Nas aulas de Ciências do 4º bimestre, os alunos estudaram aspectos do corpo humano. Eles estavam ansiosos por esse conteúdo e o dia da aula inaugural foi muito aguardado.

Através da leitura de textos e imagens do livro didático e da apreciação de vídeos selecionados pela professora, a classe descobriu as características e as peculiaridades dos sistemas nervoso, endócrino, digestório e excretor.

Durante as aulas foi contagiante perceber como cada uma das crianças se maravilhava descobrindo potencialidades do próprio corpo e riam de coisas que julgavam saber, mas estavam totalmente enganadas.

A partir do estudo promovido, o nível de percepção do funcionamento do corpo humano mudou. Os alunos começaram a solicitar para beber mais água, sabendo detalhadamente da importância de sua ingestão para diversos órgãos internos. Também passaram a nomear as reações, antes imperceptíveis, como a aceleração do coração em determinada situação e atribuir tais reações a seu sistema.

As descobertas mais produtivas aconteceram durante o estudo do sistema digestório. Perceber como o corpo absorve e elimina substâncias levou muitos a mudar alguns hábitos alimentares: passaram a preocupar-se com a mastigação correta, com a escolha dos alimentos e a atenção com o momento de usar o banheiro.

Levando em consideração tanto interesse e aproveitando uma atividade proposta no livro, os alunos tiveram a oportunidade de confeccionar e apresentar um sistema digestório em massinha. Com isso, foi possível perceber as novas aquisições de conhecimento agregadas durante as aulas em conjunto com a beleza artística de cada trabalho.