Juntar, agrupar, unir, esses são alguns dos nomes que explicam o que é adição. Esse é o conceito matemático que, para muitos, parece simples e fácil. A Escola Cristã tem o cuidado e a preocupação de tornar o aprendizado significativo e verdadeiro para seus alunos. A turminha do Pré D está se encantando com esse novo conceito matemático.

As atividades foram iniciadas com a utilização de diversas ferramentas visuais para ajudar os alunos a compreenderem o conceito. Por isso, foram usados diferentes objetos para ajudá-los na compreensão de somar, tais como: palitos de sorvete, prendedores, grãos de feijão, pequenos objetos. Foram usados em pequenas quantidades ajudando os alunos a relacionar a opção de “juntar” formando um novo resultado. Os alunos encantaram-se com a ideia de brincar de juntar.

Outra atividade muito divertida, que funcionou muito bem para abstrair o conceito de soma, foi a brincadeira com dados. Os alunos lançaram os dados e somaram as faces que apareciam. Quem somasse mais rápido corria para o resultado correto que estava pregado na parece (uma fileira de números de 1 a 12). Um exemplo simples de uma brincadeira que os desafiou: as crianças aprendem rapidamente e divertem-se.

Depois de trabalhar a ideia de soma no concreto, foram introduzidas as continhas no caderno, tornando esse novo processo de aprendizagem divertido e organizado. Confira esses momentos prazerosos que a turma do Pré está vivenciando nas fotos a seguir.