Os alunos do Pré D, período da tarde, da professora Daniela, estão explorando e descobrindo sua própria identidade. Cada aluno é único, portanto, tem suas características particulares e precisa reconhecer-se como um indivíduo singular, no meio de tantos outros igualmente únicos.

Atividades que abordam o entendimento da própria identidade são de grande importância nessa fase. Por isso, em algumas atividades, cada criança trouxe uma foto e contou a história da escolha do seu nome. Além disso, elas conversaram em roda sobre seus gostos e preferências, falaram sobre seus sentimentos, coisas que as fazem felizes e outras que as deixam tristes, a fim de desenvolver um olhar “para dentro” de si.

Posteriormente, transformaram tudo que foi falado em desenhos, de forma que cada criança representou a si mesma através de recortes, colagens e pinturas. O desenho é importante, pois acompanha o desenvolvimento da criança como uma espécie de “radiografia” e, através disso, foi possível perceber como a criança se enxerga e a maneira como ela lida com as coisas à sua volta.

Além do desenho criativo de cada um, os alunos confeccionaram  bonecos de massinha representando a si mesmos. Com muitas cores e alegria as crianças retrataram a si próprias, mostrando como são criativas e felizes.

Dessa forma, tem-se trabalhado com cada criança a autoestimulação para que ela tenha liberdade de criar, reinventar e, ao mesmo tempo, conhecer a si mesma, brincando.