Os alunos do 6º ano A da manhã, nas aulas de Geografia, estudaram sobre a formação do solo causada pelo intemperismo, a formação e a transformação do relevo pelos agentes internos e externos, além dos diferentes tipos de rochas: magmática (ígnea), metamórfica e sedimentar.

Para uma análise mais minuciosa e concreta do conteúdo trabalhado e com o objetivo de aprofundar os conceitos, os alunos pesquisaram na sala de informática os tipos de rochas e qual seria a maneira mais eficiente para classificá-las.

Posteriormente foram ao laboratório de Ciências onde puderam ter contato com um vasto acervo de amostras de rochas que a escola possui. Foi possível tocá-las, trazendo a experiência de sentir as diferentes texturas, peso, cor e densidade. Compararam também a mesma pedra em estado bruto e polido.

Os alunos foram divididos em três grupos que se alternavam pelas mesas que funcionaram como estações, onde eles puderam analisar com mais critério as rochas e fazer a classificação de acordo com a orientação da professora Juliana, aplicando as informações coletadas na pesquisa feita previamente.

Perceberam que algumas rochas, que não foram estudadas, são utilizadas na construção e /ou acabamento de suas casas ou condomínios. Antes de acabar a aula verificaram também diferentes tipos de solo, observando sua textura e coloração.

No final, o grupo que conseguiu classificar a maior quantidade de rochas foi premiado.

A experiência foi marcante e a aula muito produtiva!