No ano letivo de 2017, os dezoito professores do Fundamental II participaram do curso “Alcançando o coração do seu adolescente” da Universidade da Família(*).  O curso é primariamente destinado aos pais, porém, como os professores do Fundamental 2 lidam com  adolescentes, diariamente,  foi muito oportuno esse momento de aprendizagem coletiva nas reuniões pedagógicas quinzenais.

De lição em lição, os professores caminharam nos sábios conselhos dos autores Gary e Anne Marie Ezzo, do Growing Families Internacional (*), ora confirmando e ampliando o que já sabiam, ora descobrindo outras formas de abordagem. O trabalho proposto pela Escola Cristã – “informar a mente e formar o caráter” – se faz mais eficazmente no processo de ensino-aprendizagem, quando há relacionamento de qualidade entre professores  e alunos adolescentes.  E isso acontece quando há ponte de comunicação unindo-os, uma ponte que se eleva acima dos rótulos generalizados sobre o comportamento rebelde e outros “problemas” da adolescência, uma ponte cujo material é o acolhimento, o ouvir e entender o outro, o combinado mútuo, o respeito e assim por diante.  A tarefa de casa das lições que, com algumas perguntas, instigava o professor a pensar sobre o seu relacionamento com adulto à época de sua própria adolescência, certamente, ajudou a ter mais ouvidos, maior compreensão e flexibilidade diante de situações aparentemente conflituosas ou confrontantes.

UDF

(*) Universidade da Família é uma instituição sem fins lucrativos sediada em Pompeia (SP), com o objetivo de fornecer variados materiais para assessorar reuniões regulares em pequenos grupos cujo assunto é família e pessoa. Esses materiais, originalmente em língua estrangeira, têm sido traduzidos para o português e editados pela UDF. Dentre eles, há  materiais sobre criação de filhos de diversas faixas etárias, o material original é da instituição norte-americana GFI.

GFI