Os alunos do 6º ano da manhã, nas aulas de História, estudaram sobre a civilização mesopotâmica, desde sua localização, passando por suas principais características, até as contribuições deixadas por esse povo para os ocidentais.

Muitos vestígios desse grupo foram encontrados, entre eles, as famosas tabuinhas de argila que surgiram da necessidade de anotar as intensas transações comerciais desenvolvidas por ele.

Para transformar a informação em conhecimento foi realizado um trabalho sobre a escrita cuneiforme (feita com sinais em forma de cunha) e, assim como os mesopotâmicos, o povo do Crescente Fértil, os alunos registraram o seu nome em argila.

Certa sujeira foi necessária para a execução da atividade, que foi desenvolvida com muito entusiasmo pelos alunos que experimentaram, pela primeira vez, o contato com esse recurso mineral.

O produto final foi positivo, os alunos entenderam sobre a rotina daquele povo e verificaram a fragilidade do material utilizado, já que alguns trabalhos feitos insistiram em fragmentar-se antes mesmo da professora Juliana avaliá-los. Isso intrigou os alunos que questionaram como algo tão frágil resistiu ao tempo para servir atualmente de documento histórico e ficaram inconformados em perceber que aquela era a única maneira que eles tinham para fazer as anotações.