Os alunos do 2º ano D, durante o 2º semestre, estudaram nas aulas de História e Geografia sobre a evolução das escolas e do ensino escolar, um assunto muito importante, visto que gera consequências ainda nos dias de hoje.

Embora seja um direito constitucional, ou seja, garantido na  Constituição, os alunos pesquisaram e descobriram que nem todos os brasileiros frequentam ou frequentaram a escola e que boa parte da população não tem acesso a uma educação de qualidade.

Eles analisaram a importância da escola em suas vidas, através do conhecimento construído com seus colegas e professores. Estudaram que existem diversos tipos de escolas, que todas elas têm história, mesmo as mais recentes. Observaram as mudanças que ocorreram ao longo do tempo no ensino através de uma entrevista realizada com os avós.

Foram aulas muito divertidas!  Os alunos puderam aprimorar o uso dos relatos de memória como instrumento de reconstrução da história, através da entrevista realizada com o Sr. Paulo Domingos, avô da professora, e perceberam mudanças e permanências na instituição escolar com base em observação de imagens e nos relatos da secretária, Flávia Daniela. Posteriormente, coletaram informações sobre a história da rua onde se localiza a escola e fizeram a construção de uma maquete da sala de aula, utilizando os conhecimentos da organização do espaço geográfico.