Da Guerra Fria para o papel – 9º ano C tarde

Da Guerra Fria para o papel – 9º ano C tarde
23 de novembro de 2017 Escola Cristã Jundiaí

Os alunos do 9º ano da tarde, durante o 3º bimestre, estudaram nas aulas de História sobre a Guerra Fria, um assunto muito importante, visto que gera consequências ainda nos dias de hoje.

A Guerra Fria foi uma guerra ideológica que durou de 1947 a 1989, como reflexo ou resultado do fim da 2ª Guerra Mundial (1939 – 1945). Logo, o mundo ficou dividido em dois blocos: o capitalista, liderado pelos Estados Unidos e o socialista, representado pela União Soviética (URSS). Esse período não foi marcado por nenhuma guerra direta entre esses dois países, mas por um clima de tensão mundial, em que parecia sempre eminente uma guerra nuclear. Sendo assim, esses dois blocos se armaram e buscaram aumentar seu poderio bélico e militar, além de procurarem crescer em áreas de influência ao redor do mundo.

Durante as aulas, foi feita a proposta para os alunos construírem um mapa mental sobre esse conteúdo, procurando retratar, de maneira clara, os desdobramentos da Guerra Fria e resumir, de forma dinâmica, os acontecimentos. Eles ficaram muito empolgados, pois sabiam que essa forma de registro os ajudaria na fixação e aprendizado. E, assim, deixaram a criatividade e seus conhecimentos fluírem. O resultado foi incrível!

 

Escola Cristã Jundiaí