Critérios para avaliação

1º e 2º Bimestres

3º e 4º Bimestres

LÍNGUAS ESTRANGEIRAS – 3º AO 5º ANO

A partir do 3º ano, adota-se um critério diferente de avaliação.

Obs. Alunos novos (que ingressara neste ano) na Escola poderão contar os livros de línguas estrangeiras em português no primeiro bimestre.

ENSINO FUNDAMENTAL 2 – 6º AO 9º ANO

Português e Línguas Estrangeiras

– O aluno deverá ler dois livros em português e contá-los à bibliotecária valendo nota. No final do bimestre, será feita a média das notas de leitura em português, a qual será incluída, agregando 15% na formação de notas de Português.

– O aluno deverá ler um livro em inglês e um livro em espanhol por bimestre e contá-los à bibliotecária valendo nota. As notas de leitura serão incluídas respectivamente nas formações de notas de inglês e de espanhol e agregarão 20% na média do aluno.

– O aluno que cumprir o Programa de Leitura de português, de inglês e de espanhol e obtiver média superior a 8,0 participará do sorteio de prêmios entre os alunos da classe no final do bimestre. O aluno que cumprir os Programas de Leitura, obtiver média superior a 8 e, ainda, ler um clássico, terá seu prêmio garantido, sem sorteio.

– Os livros em português retirados para a participação no Programa devem ter, no mínimo, 80 páginas. Os livros com mais de 160 páginas serão considerados como dois livros.

– Os livros em inglês e em espanhol retirados para a participação no Programa de leitura serão indicados pela bibliotecária e atenderão critérios estipulados pelas professoras de inglês e de espanhol.

– O aluno só poderá contar os livros em português, em inglês e em espanhol mediante agendamento feito com a bibliotecária, que deverá ser rigorosamente cumprido. Caso o aluno falte, deverá apresentar justificativa à bibliotecária no prazo de 48 horas e, só poderá contar o livro se houver disponibilidade de horário, exceto em caso de doença atestada pelo médico. Será possível fazer um reagendamento se o aluno comunicar, à bibliotecária, sua ausência com antecedência de pelo menos uma semana.

– Caso o aluno não compreenda o livro enquanto estiver lendo, deverá procurar a bibliotecária e poderá fazer a troca, desde que seja antes da data de contar o livro.

– No dia agendado, o aluno deverá trazer o livro para que a bibliotecária possa fazer a avaliação da leitura. Caso o aluno esqueça o livro, mas o tenha lido, poderá contá-lo, porém a carteirinha ficará retida e a nota só será confirmada após a entrega do livro (no dia seguinte) e a verificação da história pela bibliotecária. O aluno receberá uma ocorrência pelo esquecimento do livro.

– O aluno poderá ler e contar livros em português que não façam parte do acervo da biblioteca, desde que os traga, com antecedência, para serem analisados e possivelmente aprovados pela bibliotecária. Também deve trazê-los no dia em que for contá-los. Caso não os traga, não poderá contá-los.

– Os pais deverão consultar a agenda escolar em que estarão registrados o agendamento, o nome do livro lido e a nota obtida e se o Programa de leitura foi cumprido ou não.

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE LEITURA PARA PORTUGUÊS:

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE LEITURA PARA LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: