Muitas vezes, quando perguntamos “ Por que estudar espanhol?”,  muitas pessoas respondem o seguinte: “Aprender espanhol serve somente para quem vai viajar”, “Serve para as pessoas que têm interesse em realizar um intercâmbio”, “Essa língua é usada somente para quem viaja para Espanha.”

Essas respostas refletem as opiniões de algumas pessoas, mas… são respostas apropriadas?

Ao longo do ano, os alunos do 9º ano comprovaram que NÃO! Eles relataram algumas das próprias vivências: “Podemos usar o espanhol ajudando alguns turistas perdidos em São Paulo, conversando com nosso vizinho do condomínio que acabou de chegar do Peru com a familia”, “Podemos viajar aos Estados Unidos para praticar nosso inglês e acabar treinando mais o nosso español”!

Na sala de aula, também podemos conversar em espanhol via Skype com alunos de uma escola da Argentina. Foi exatamente essa a dinâmica proposta para as últimas aulas de espanhol do ano.

Nossos alunos estão partindo para o Ensino Médio e provavelmente alguns deles não continuem estudando espanhol na escola.  Por esse motivo, foi proposta uma dinâmica inesquecível e marcante para eles com relação à importância do espanhol como língua estrangeira.  Essa atividade também foi pensada e planejada para motivá-los a não abandonar o estudo da língua e para continuar melhorando o excelente nível deles.

Os alunos do 9° ano A realizaram uma videochamada com os alunos do 1° ano do Ensino Médio do Colégio Don Bosco da cidade de Resistencia, capital da província do Chaco.  Os alunos argentinos começaram estudar neste ano a língua portuguesa como segunda língua.

Uma parte da aula foi em espanhol e a outra  foi em português. As duas turmas conseguiram se comunicar nas duas línguas, conversando sobre alguns assuntos de interesse para eles: cultura, futebol, atividades de tempo livre, atividades realizadas na escola, disciplinas mais difíceis, entre outras.

Os alunos da Argentina ensinaram aos nossos alunos algumas gírias (jergas) próprias da cidade de Resistencia. Como a palavra “Angaú”, que tem o significado de supostamente, e a palavra “ñeri”, que quer dizer amigo ou compañerito. Também ensinaram algumas comidas típica de Resistencia, como “la torta a parrilla”, “la torta frita”, “el pastelito” e também a bebida mais conhecida da Argentina: “el mate!

Nossos alunos prepararam algumas perguntas relacionadas à rotina da escola, futebol e arte na escola.  Também explicaram aos alunos argentinos as atividades que fazem parte do dia a dia.

Foi uma troca muito divertida de línguas! Esperamos que nossos alunos continuem nessa linda aventura da apredizagem da língua espanhola.