“Luísa e Júlia tomavam lanche juntas, sentadas no último degrau da escada que dava para o pátio. Como sempre, elas dividiram os sanduíches. O de Júlia era sempre de patê, e o de Luísa de manteiga com mel.

– Você precisa ver a cara do meu pai quando ele me vê misturar manteiga com mel. Ele diz que só de pensar nessa porcaria se sente mal.”

(Fragmento de: LIPMAN,Mattew. A descoberta de Ari dos Telles. São Paulo, Unificada, 1997. p. 11)

Será que só de pensar em alguma comida uma pessoa pode passar mal? Essa foi uma reflexão que gerou uma discussão com os alunos do 6º A e 6º C nas aulas de Educação para o Pensar.

A professora convidou a classe para avaliar o sabor de pão com manteiga e mel e também pão com patê.

Alguns alunos a princípio acharam estranho esse tipo de degustação, nem todos experimentaram, outros provaram e apreciaram através do paladar.

A degustação permite reencontrar os sentidos, enriquecer as sensações de forma mais ampla e exprimir um juízo de qualidade mais profundo sobre o que se está degustando.

Após a degustação houve uma discussão que os levou a analisar como surgem os pensamentos e como os pensamentos influenciam as emoções.