Globalização é uma expressão muito utilizada atualmente. O mundo, hoje, está todo interligado, sendo assim, nada mais está tão restrito ou isolado. Os meios de comunicação, de transporte e a tecnologia fizeram com que as distâncias se encurtassem. As barreiras geográficas não impedem mais a aproximação de povos e culturas diferentes. Nem as diversas línguas são mais um impedimento. Na verdade, tem-se a sensação de que o mundo diminuiu.

Os alunos do 9º ano da tarde, durante o 1º bimestre, apropriaram-se desse conteúdo nas aulas de Geografia. Foram várias discussões sobre o que é globalização, onde e por que ela ocorre e quais as suas principais ideias, dentre elas, o consumismo, prática muito comum entre vários indivíduos, que adquirem produtos de que nem precisam devido ao marketing e aos anúncios publicitários.

Dessa forma, toda a classe participou da confecção de charges que abordavam o tema: “Como a globalização está presente no meu dia a dia?”. Os alunos se empolgaram em retratar a realidade que os cerca e gostaram muito dos resultados.