Durante as aulas de História e Geografia, os alunos do 1º ano A e do 1º ano C tiveram a oportunidade de vivenciar algo emocionante ao apresentarem suas histórias. Focando o trabalho voltado à identidade é que surgiu a ideia de construir uma “Caixa de Memórias”, resgatando lembranças, memórias e vivências de cada criança com sua família.

As Caixas de Memórias foram elaboradas com suas famílias, que tiveram a liberdade de prepará-las com novidades, de modo que encantassem os amigos no momento da apresentação.

Os registros foram feitos através de cartões, fotografias e objetos significativos para as crianças, como roupinhas, brinquedos, relatos realizados pelas famílias, registrados em cartinhas e bilhetes.

Os alunos apresentaram para toda a turma os objetos e os relatos, enviados dentro da Caixa de Memórias, constituindo uma atividade permeada de significado, uma forma de se conhecerem melhor e assim compreenderem as especificidades de cada família.

Todas as vivências compartilhadas visaram ao desenvolvimento da identidade, da sociabilidade e a expressão das crianças, envolvendo memórias significativas e que as destacam como seres únicos e importantes para o grupo. Além disso, a Caixa de Memórias abordou outro objetivo: aproximou as famílias de ações escolares, criando uma proximidade e um sentimento de pertença ao grupo, expresso através da confiança e cumplicidade ao compartilharem experiências tão particulares.

Foi um momento de muita alegria. Os alunos amaram vivenciar essa experiência!