Melhores Práticas

Quando a língua é aplicada a uma situação real e cotidiana, a aprendizagem fica mais divertida, dinâmica e o cérebro arquiva as informações mais facilmente.

Os alunos do 3º ano, do Ensino Fundamental, chegaram à sala de aula e encontraram na tela a imagem de dois amigos que pareciam brigados. Num primeiro momento, eles deveriam indicar possíveis motivos para a discussão. Depois, o professor contou uma história, dizendo que os amigos se desentenderam, porque queriam brincar com jogos diferentes (conteúdo estudado no bimestre).

No entanto, não acabou por aí. Agora, os alunos deveriam criar um teatro, dando um desfecho para a história. Divididos em duplas ou trios agiram de forma semelhante, aplicaram de maneira natural o hábito 4 “Pense Ganha-Ganha”.

Concluíram que os amigos deveriam chegar a um acordo dividindo o tempo das brincadeiras, assim os dois ficariam satisfeitos. Relataram ainda que isso já ocorreu com eles e a experiência serve para novas oportunidades.

Foi uma aula leve, reflexiva e real. Confira alguns vídeos, inclusive com os depoimentos de dois alunos.