Considerando a importância de educar os alunos para o consumo consciente, os alunos do 4º ano têm tido contato com textos publicitários, de forma a capacitá-los a ler as informações e a perceber as mensagens implícitas contidas neles.

Durante as aulas de Português, eles foram motivados a analisar diversas propagandas e anúncios publicitários presentes no dia a dia, de modo a observarem as características desses gêneros textuais.

Visando à autonomia dos alunos como consumidores, foi proposto que se tornassem publicitários por um dia, elaborando um anúncio de um produto inventado por eles que fosse saudável e/ou sustentável.

Em grupos criaram um rascunho e a produção final de como seria seu anúncio com título, descrição das qualidades do produto, frases simples e curtas, linguagem adequada para o público-alvo, imagens e cores apropriadas, slogan e logotipo da empresa responsável pela produção, também criada por eles.

O resultado foi surpreendente, os alunos soltaram a criatividade e inventaram produtos e empresas com ideias e nomes bem originais. Para finalizar, criaram uma divulgação do produto para uma emissora de rádio.