Melhores Práticas

O discurso público requer a habilidade de compartilhar pensamentos e ideias com clareza e confiança.

“Falar em público é uma habilidade de liderança que pode ser aprendida.”

                                                                                              (Livro  OLem – Hábito 5)

No 3º bimestre, os alunos do 2º ano C trouxeram para a aula do OLem objetos que fossem importantes para cada um e os apresentaram individualmente  para os colegas.

Eles treinaram a prática de falar para a plateia que se compunha de amigos da sala de aula. Alguns foram tímidos, outros falaram com desenvoltura. Eles praticaram como desenvolver a capacidade de pensar claramente sobre o que querem transmitir. Aprenderam que tudo tem início no pensamento.

Eles analisaram a situação que queriam falar e imediatamente pensaram no efeito que queriam provocar nos amigos, nas verdades e nos valores que desejavam que eles assimilassem e seriam convencidos, pois esta é a principal razão da oratória, arte de falar bem em público e convencer pessoas.

No final da aula, eles puderam concluir que para falar em público devem:

– Pensar claramente sobre o conteúdo a ser transmitido, sobre as formas a serem utilizadas, o momento da fala, os motivos que os levam a falar e o objetivo a ser conquistado;

– Combater e vencer o nervosismo e se expressar de forma clara, com convicção e com argumentos que realmente convençam;

– Controlar o medo de falar em público, demonstrando capacidade e segurança e tornando-se um vencedor na arte da oratória;

– Falar formalmente, evitando gírias, não se preocupando com o “branco” na hora da apresentação e curtindo o prazer de falar bem em público;

– Falar sempre, aproveitando todos os momentos e, se não surgirem, criar situações em que possam falar. Toda a insegurança existente irá aos poucos sendo vencida pelo exercício e pela experiência.