Bem além de uma simples agenda – 5º ano A – Melhores Práticas LEM

Bem além de uma simples agenda – 5º ano A – Melhores Práticas LEM
6 de junho de 2019 Escola Cristã Jundiaí

Melhores Práticas LEM

Como “Escola Cristã Jundiaí”, pensamos no programa “Líder em Mim” como um complemento de uma prática que vem sendo desenvolvida há anos. Beneficiando-nos das ferramentas oferecidas nos programas, conseguimos mensurar com eficiência os resultados, o que confere credibilidade ao nosso trabalho.

Pensando nisso, readequamos nossa já conhecida e funcional agenda escolar para que ela pudesse ser usada como um Caderno de Liderança, parte do currículo do “Líder em Mim”.

O Caderno de Liderança traz o registro de toda a trajetória da criança através dos “Sete Hábitos”.

No início da agenda, as crianças encontram a árvore dos “Sete Hábitos”, a qual puderam preencher com adesivos dos hábitos, uma lista com a sequência e o fundamento de cada um deles. Podem usufruir também de uma cartela de adesivos que reforçam a organização e o desenvolvimento de hábitos específicos, além de tornar o uso desse instrumento mais atrativo.

Após realizar a identificação pessoal, tão necessária como ferramenta de autoconhecimento e personalização do material, os alunos são conduzidos a estabelecer metas e a reconhecê-las como parte fundamental de uma vida conduzida com eficácia.

Porém, somente o registro de metas não basta, elas podem se perder facilmente e cair no esquecimento e é nesse ponto que a função da agenda complementa o Caderno de Liderança. A meta pode ser acompanhada diariamente sem a necessidade de mobilizar mais um material durante as aulas. Ao final de cada mês, uma analise é realizada para identificar o que foi satisfatório ou o que precisa ser alterado em relação às metas estabelecidas.

Tal acompanhamento também é realizado em relação às ocorrências escolares por falta de material ou tarefa e em relação às notas bimestrais com uso de uma das ferramentas de liderança do programa: o “Gráfico de Barras”.

Outro aspecto notável é o registro da Missão Pessoal e da Missão da Classe criada pela turma. Qual lugar seria melhor para portar algo que deve direcionar as escolhas, nortear a vida e por esse motivo ser constantemente reavaliada?

E o resultado? Ainda é um processo, mas já é nítido o gosto que os alunos adquiriram por poder conferir visualmente o avanço em relação às metas e o conforto que uma vida organizada proporciona.

 

Escola Cristã Jundiaí