Melhores Práticas LEM

Como “Escola Cristã Jundiaí”, pensamos no programa “Líder em Mim” como um complemento de uma prática que vem sendo desenvolvida há anos. Beneficiando-nos das ferramentas oferecidas nos programas, conseguimos mensurar com eficiência os resultados, o que confere credibilidade ao nosso trabalho.

Pensando nisso, readequamos nossa já conhecida e funcional agenda escolar para que ela pudesse ser usada como um Caderno de Liderança, parte do currículo do “Líder em Mim”.

O Caderno de Liderança traz o registro de toda a trajetória da criança através dos “Sete Hábitos”.

No início da agenda, as crianças encontram a árvore dos “Sete Hábitos”, a qual puderam preencher com adesivos dos hábitos, uma lista com a sequência e o fundamento de cada um deles. Podem usufruir também de uma cartela de adesivos que reforçam a organização e o desenvolvimento de hábitos específicos, além de tornar o uso desse instrumento mais atrativo.

Após realizar a identificação pessoal, tão necessária como ferramenta de autoconhecimento e personalização do material, os alunos são conduzidos a estabelecer metas e a reconhecê-las como parte fundamental de uma vida conduzida com eficácia.

Porém, somente o registro de metas não basta, elas podem se perder facilmente e cair no esquecimento e é nesse ponto que a função da agenda complementa o Caderno de Liderança. A meta pode ser acompanhada diariamente sem a necessidade de mobilizar mais um material durante as aulas. Ao final de cada mês, uma analise é realizada para identificar o que foi satisfatório ou o que precisa ser alterado em relação às metas estabelecidas.

Tal acompanhamento também é realizado em relação às ocorrências escolares por falta de material ou tarefa e em relação às notas bimestrais com uso de uma das ferramentas de liderança do programa: o “Gráfico de Barras”.

Outro aspecto notável é o registro da Missão Pessoal e da Missão da Classe criada pela turma. Qual lugar seria melhor para portar algo que deve direcionar as escolhas, nortear a vida e por esse motivo ser constantemente reavaliada?

E o resultado? Ainda é um processo, mas já é nítido o gosto que os alunos adquiriram por poder conferir visualmente o avanço em relação às metas e o conforto que uma vida organizada proporciona.